segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Galeria de fotos

Se você está procurando fotos de doenças de plantas, recomendo que conheça a galeria de fotos que está hospedado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
http://www.ufrgs.br/agrofitossan/galeria/index.asp
Essa galeria conta com mais de 800 fotos das mais diversas culturas agrícolas. Além de ver as fotos o visitante do site também pode contribuir enviando a sua(s) foto(s). Eu já fiz a minha contribuição e pretendo colocar mais ainda no futuro.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Mancha parda em cana-de-açúcar

A cana-de-açúcar aqui na nossa região, Vale do Ribeira, geralmente não se desenvolve muito bem. Em alguns casos a planta fica definhada devido ao ataque da ferrugem. Assim, é comum as pessoas associarem o baixo desenvolvimento da cana a essa doença. Como estou me familiarizando com as doenças que ocorrem aqui na região, resolvi coletar umas folhas para analisar. No mês passado, foram coletadas algumas folhas no município de Sete Barras/SP e agora estou postando para vocês darem uma olhada nas fotos que conseguimos fazer aqui no laboratório. Fotos em lupa e microscópio ótico. Nessa amostra foi detectada a doença conhecida como mancha parda, causada por Cercospora longipes.

Foto em lupa, aumento aproximado de 40X


Foto em microscópio ótico, aumento aproximado de 400x, conidióforos e conídios


Foto em microscópio ótico, aumento aproximado de 400x, conídios

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Que fungo é esse?


na quinta feira foi feito um isolamento a partir de fragmentos de tecido de transição (tecido limítrofe entre o sadio e doente) e na sexta estava apenas saindo as primeiras hifas. Hoje já estava quase toda placa tomada, considerando os quatro fragmentos por placa. Visualizando a placa no microscópio ótico podemos observar estruturas interessantes. Deu para perceber umas hifas se enrolando, me lembrei daquele fungo que "laça" nematóides (Monacrosporium sp.). Além das hifas, deu para ver alguns conídios. A foto ilustra, mas no microscópio é bem melhor.

domingo, 21 de setembro de 2008

Primeira postagem


Sejam todos bem vindos a esse blog. Ele pretente trazer informações sobre as doenças de plantas. Sou fitopatologista e trabalho com pesquisa nessa área. Hoje são conhecidos cerca de 200.000 espécies de vegetais e cada uma delas deve ter uma dezena de doenças. Assim, mesmo que os patógenos se repitam há muita doença para ser conhecida. Mais uma vez sejam bem vindos.