quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Mancha parda em cana-de-açúcar

A cana-de-açúcar aqui na nossa região, Vale do Ribeira, geralmente não se desenvolve muito bem. Em alguns casos a planta fica definhada devido ao ataque da ferrugem. Assim, é comum as pessoas associarem o baixo desenvolvimento da cana a essa doença. Como estou me familiarizando com as doenças que ocorrem aqui na região, resolvi coletar umas folhas para analisar. No mês passado, foram coletadas algumas folhas no município de Sete Barras/SP e agora estou postando para vocês darem uma olhada nas fotos que conseguimos fazer aqui no laboratório. Fotos em lupa e microscópio ótico. Nessa amostra foi detectada a doença conhecida como mancha parda, causada por Cercospora longipes.

Foto em lupa, aumento aproximado de 40X


Foto em microscópio ótico, aumento aproximado de 400x, conidióforos e conídios


Foto em microscópio ótico, aumento aproximado de 400x, conídios

3 comentários:

Unknown disse...

Caro Fitopatologista,

Aqui no RS, onde estamos avaliando cana, constatamos grande incidência desta doença.
Quais as características climáticas do Vale do Ribeira?

Em alguns locais, esta doenças é problemática.
Aguardo retorno sobre o assunto!
Att.,
MAA (a6maav@hotmail.com)

Unknown disse...

Olá Mário,

Essa doença não era para ser problemática. O manual de fitopatologia trata essa doença como secundária.
Atualmente não estou morando mais no Vale do Ribeira. Também estou no RS. E você em qual cidade está avaliando essa doença?
Respondendo sua pergunta, o vale do Ribeira tem verões quentes, inverno com rara chance de geadas. Regime pluviométrico de aprox 1500mm por ano, sem estação seca. Umidade relativa alta o ano todo.

Um abraço,

Unknown disse...

Olá Silvio,

agradeço a resposta e perdão pela demora.
Também tinha visto que é uma doença secundária, mas como em SP a colheita mecanizada vêm sendo realizada achei que poderia ser um problema. Pois o plantio que verificamos é de cana crua e com bastante palha.
Eu estou em Pelotas. Avaliamos em outros locais também, Salto do Jacuí e região das Missões.
A precipitação e a UR são semelhantes.
E você, está em qual cidade? Trabalhando com cana?

Abraço.